31 de dezembro de 2005

O que foi notícia em 2005

Luciana Moherdaui
lucianamoherdaui@atarde.com.br

O A Tarde On Line preparou uma retrospectiva nos moldes do jornalismo digital, recheada de imagens e hipertextos. São mais de 50 fotos selecionadas por Tássia Novaes que ilustram reportagem de Marta Erhardt sobre os fatos mais importantes de 2005 na Bahia, no Brasil e no Mundo.

Na Bahia, o ano foi marcado por fatos importantes como a greve de fome do bispo Luiz Flávio Cappio contra a transposição do rio São Francisco. Em Salvador, as fortes chuvas deixaram muitos desabrigados, o golpe do abadá tirou muitos foliões do Carnaval baiano, os jovens usaram o Orkut para vender lança-perfume e os estudantes protestaram contra o aumento da tarifa de ônibus.

No Brasil, as denúncias de corrupção contra os principais dirigentes PT colocaram em xeque a ética do partido. A crise no governo derrubou presidente do partido, José Genoíno, o chefe da Casa Civil, José Dirceu, e fez despencar a popularidade do Governo Lula, que permaneceu neutro durante toda a crise.

Após afirmar ter recebido pagamento da campanha por caixa 2, o publicitário baiano Duda Mendonça perdeu a conta do governo federal. Na esteira das denúncias, a empresária Eliana Tranchesi, proprietária da famosa e luxuosa grife Daslu, foi presa acusada de sonegação fiscal e formação de quadrilha.

Em clima de campanha política, os brasileiros foram às urnas votar no Referendo sobre a Proibição de Armas de Munição. O Não venceu disparado o Sim mantendo legalizada a venda de armas e o direito de legítima defesa ao cidadão.

Apesar de a economia ter apresentado bons resultados sobretudo com a queda do dólar, o Brasil passou por uma crise sem precedentes por conta da aftosa, que atingiu rebanhos de gados em todo o País e a Amazônia foi atingida pela maior seca já registrada naquela região.

O mundo perdeu o Papa João Paulo II e ganhou Bento XVI, sofreu com catástrofes como o furacão Katrina que deixou 80% da população de New Orleans embaixo d´água, os ataques ao Iraque, a retirada das colônias e bases militares de Israel da faixa de Gaza e o julgamento do ex-ditador do Iraque, Saddam Hussein, que desdenha do tribunal.

No futebol, denúncias de corrupção na arbitragem de jogos do Campeonato Brasileiro levaram à prisão o árbitro Edílson Pereira de Carvalho, acusado de manipular resultados de jogos. Os torcedores baianos tiveram um ano decepcionante com a queda do Bahia e do Vitória para a terceira divisão.

Já o São Paulo conquistou o tricampeonato mundial de clubes após vencer o Liverpool por 1 x 0 no Japão. No automobilismo, Fernando Alonso se tornou o mais jovem piloto a campeão da Fórmula 1.

No sorteio dos grupos e jogos da Copa 2006, que será realizada na Alemanha, o Brasil enfrentará Croácia, Austrália e Japão na primeira fase.

Caro leitor, espero que essas imagens fiquem armazendas no desktop de seu computador. A equipe do A Tarde On Line deseja um feliz 2006.

Nenhum comentário: