8 de maio de 2007

Myself por Freud

*Para os que não compreendem a forma como os meus amores são eleitos e também para os que, devido a atitudes aparentemente incoerentes, questionam a intensidade dos meus valores. Não se engane, é tudo muito mais sério, mais elevado, que aparência displicente*

Meu amor, para mim, é algo de valioso, que eu não devo jogar sem reflexão. A máxima me impõe deveres cujo cumprimento devo estar preparado e disposto a efetuar sacrifícios. Se amo uma pessoa, ela tem de merecer meu amor de alguma maneira. Mas, se essa pessoa for um estranho para mim e não conseguir atrair-me por um de seus próprios valores, ou por qualquer significação que já possa ter adquirido para a minha vida emocional, me será muito difícil amá-la.

Na verdade, eu estaria errado agindo assim, pois meu amor é valorizado por todos os meus
como um sinal de minha preferência por eles, e seria injusto para com eles, colocar um estranho no mesmo plano em que eles estão. Se, no entanto, devo amá-lo (com um amor universal) meramente porque ele também é um habitante da terra, assim como o são um inseto, uma minhoca ou uma serpente, receio então que só uma quantidade de meu amor caberá à sua parte – e não, em hipótese alguma, tanto quanto, pelo julgamento de minha razão, tenho o direito de reter para mim.

O mal estar da civilização

Um comentário:

Fernando de Sousa disse...

Olá Tássia.

Tudo certo?

Meu nome é Fernando de Sousa e sou doutorando pela Sorbonne em Geografia. Estou realizando uma tese sobre o desenvolvimento do PRODETUR no Nordeste.
Gostei muito das reportagens que você fez no Litoral Norte no A TARDE on line. Estou utilizando elas em minhas aulas no curso de turismo das Faculdades São Salvador, no Comércio.

Dessa maneira, eu gostaria de te convidar para participar de uma mesa-redonda que vamos fazer no dia 29 de Maio, quando contaremos também com a presença de pesquisadores que discutem sobre a Chapada Diamantina.
A nossa problematização é definir o real papel dos baianos nos programas de desenvolvimento do turismo bancados pelo BID: Monumenta e PRODETUR.

Assim, a sua colaboração e participação seria extremamente interessante.

Fico no aguardo do seu contato no e-mail fhsturismo@terra.com.br
Qualquer dúvida pode também ligar no 8128-5217.

Fernando H. de Sousa