31 de maio de 2007

Você sabia?

Estrela do clássico Casablanca, Humphrey Bogart, morreu de câncer no esôfago aos 57 anos. Considerado um dos astros mais queridos de Hollywood, Bogart aparecia fumando em praticamente todas as cenas de seus filmes, envolto em uma cortina de fumaça, que reforçava o glamour da época. Até os anos 60, era chique fumar. Questão de charme. Quem não fumava, estava por fora. O cinema e a tv reforçavam essa idéia para felicidade da indústria do tabaco. Apenas na década de 70, a literatura científica tornou clara a relação entre o fumo e diversos tipos de câncer, como o de pulmão, esôfago, estômago, rim, bexiga, além de os tumores de cabeça e pescoço. Reconheceu-se que a cada três casos de câncer, pelo menos um era provocado pelo cigarro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Querida ... eu vou fazer um post sobre esse asssunto. Euzinha fumei 70 cigarros por dia durante anos anos e anos. Sei tudo! Só não sei como parei ...[sei sim]
Mas te conto uma coisita que ninguém - até hoje - têm interesse em dibulgar: Nos tempos de Casablanca, Gilda e outros quetais, a "Indústria do Tabaco" - como era chamada - financiava a "Indústria do Cinema". Em off. Muitas estrelas hollywoodianas da época foram simplesmente obrigadas a fumar. A luta pra desvincular "glamour" do pequeno bastão branco seguro os dedos ou no canto da boca entreaberta ... continua!!! Quanto a Bogart, com o avanço da doença e a proximidade da morte, foi instalado um elevador na casa dele, usado pra ele descer do primeiro andar até a sala, todos os dias, no final da tarde. Era o horário do encontro com os amigos, do jogo de cartas e ... do cigarro! Bogart morreu fumando. Eu já posso morrer atropelada.

Anônimo disse...

AH! Gilda morreu velha de Mal de Alzeimer. Sem fumar.

tássia disse...

Denisita, sabe de uma, antes de consultar o Google vou ligar pra vc! Cê é muitomaisbeminformada que essa joça! Ó e digo mais: 70 cigarros por dia, vc vai ter que me contar isso direito. Eu sempre achei que vc tem 70 segredos.