5 de maio de 2008

TEM, MAS NÃO HÁ - uma questão de referencial

Atulalizado às 13h46 do dia 7/5

Às vezes, fico num dilema. Parece bobagem, aliás, pode até ser bobagem, mas causa certa irritação. As pessoas lá no Brasil - naturalmente curiosas - me perguntam como é a vida aqui em Angola. Como quem acabou de descobrir a pólvora, disparo:

Rapaz, é f*. O trânsito é surreal, tudo engarrafado, tem uma quantidade absurda de carro nas ruas, lixo nas encostas, o asfalto é completamente detonado. Coisa de louco, só vendo pra crer.


Do outro lado da linha, respondem:

Oxi, que bobagem. O trânsito de Salvador também é caótico, cada dia pior. A coleta de lixo da cidade também é péssima e o asfalto... nem se fala... não pode chover um pouquinho que aparecem mil crateras.

Ô comparação absurda. Dá vontade de rir, mas insisto:

Não... você não tá entendendo. Pegue todos esses problemas que existem em Salvador e eleve à décima potência. Talvez você consiga chegar em Angola.

Mesmo assim, noto que as pessoas não entendem muito bem o que quero dizer e deixo por isso mesmo. Cada um no seu tempo. Cada um com sua vivência. Tem que colocar o pé em África pra entender que isso aqui é um lugar a parte.

Esse final de semana fui ao Shopping Center (viu? Tem até Shopping, diria uma voz vinda do Brasil) comer uma pizza. Escolhi o sabor e pedi um fino*. - Tem mas não há, responde o garçom. Como assim? Que construção frasal é essa?, pensei comigo mesma. Não está a servir*?, perguntei. Não, respondeu o garçom. Tem fino, mas não tem copo, acrescentou. Putamerda, pensei comigo mesma mais uma vez. Falta de copo é surreal, tudo bem que falta luz pelo menos três vezes no dia, água às vezes fica cinco dias sem cair uma única gota na torneira, mas copo plástico é demais. Ok, então me dá uma gasosa*, encerro a conta. Fome saciada, fui ver o que tinha em cartaz no cinema (viu? Tem até cinema em Luanda....). E não é que me deparo com um cartaz enorme: J U N O, 4 indicações ao Oscar. EM BREVE no cinema.

Em breve, minha gente. Em breve...
Já fica avisado pro próximo aí do Brasil que me perguntar se tem cinema em Luanda. Tem mas não há. Aprendi com o garçom e não se fala mais nisso.

(*) Fino é chop. O gerundio não é utilizado aqui nem pra escrever nem pra falar. Assim como em Portugal, o verbo vai no infinitivo. Gasosa é refrigerante. Ou propina.

6 comentários:

melina disse...

Tassinha!!!
Continue sempre nos contando!!! hehehe
Mas essa do Chop eu não deixava assim!! rsrsrs
beijos

Anônimo disse...

Tem, mas não há.
Tássia linda, acho que não haverá melhor oportunidade para vc exercitar a dica 9, aceite a vida.
beijo

tássia disse...

kkkkkkk. Tati, vc não vale nada!

Mê: esqueci de uma coisa importantíssima. Não se fala chop, é fino!

Anônimo disse...

È...e na Bahia há o "Tem mas acabou!"
Heranças...eu hem!!! rsrs bj

Anônimo disse...

Até agora acertei tudo hein garotinha????? Esou torcendo muuuuito por você!!!!!!! TEM QUE HAVER!!!! A vida é isso!!!! beijo grande

tássia disse...

Giuuuuuuuulia! =)
Vc é a minha bruxa predileta. Sempre! Para sempre! Saudade, beijos. Sempre rezo para que esteja tudo bem com você.