3 de março de 2009

Big Bosta Brasil 9

Na última festa temática (sábado), Francine, sobrevivente do penúltimo paredão, perguntou a um companheiro da casa onde fica Angola. E ainda fez cara de espanto ao responderem que é na África. "Ah!", comentou. Detalhe: na festa, todos os participantes foram vestidos com trajes africanos. Tudo bem que não era a estampa original vendida pelas zungueiras* no centro de Luanda ou lá no mercado São Paulo, feira livre nos arredores da cidade, mas ilustrava bem o continente em questão. Além disso, os brothers receberam visita de dois nativos, uma cantora e um rapaz, o Rico, vencendor do BBB África. Ao conversar com Rico, Bial comentou que a retomada da guerra em 1992, após fracasso das eleições, foi a matéria mais triste que já fez na vida. Imagino que sim. A realidade africana é de cortar o coração. Ainda sim, a mocinha não sabia do que se tratava. Não sei porque ainda me assusto com esse tipo de coisa. Isso é Brasil. Mais de 14 milhões de analfabetos [IBGE], segundo maior índice da América do Sul. Só perde pra Bolívia.

(*) Zungueiras são mulheres comerciantes. Carregam balaios de peixe, verduras, tecidos ou qualquer outro utensílio na cabeça e cantam uma espécie de "ladainha" no dialeto local para atrair os compradores. Junto a mercadoria, trazem os miúdos (filhos) presos às costas. O ato de vender chama-se zungar.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Tássia,

Meu nome é Joel Silva, trabalho na Folha de São Paulo e sou amigo do Sangiovanni, andei dando uma olhada no seu material da Bolívia, está lindo, parabéns.
abraços.

Anônimo disse...

Olá Tássia,

Meu nome é Joel Silva, trabalho na Folha de São Paulo e sou amigo do Sangiovanni, andei dando uma olhada no seu material da Bolívia, está lindo, parabéns.
abraços.

tássia disse...

Oi Joel!
Obrigada, é sempre bom ter um retorno do trabalho que fazemos.
Tenho mexido novamente no material da Bolívia, tudo o que sobrou, cenas fora da pauta que ficaram adormecidas no backup geral. Reciclar é preciso, rs. E a gente acaba se surpreendendo... Em breve postarei uma série aqui no blog. Volte para ver o material.
Um abraço, té mais =)

antes que a natureza morra disse...

Uma das coisas que mais me deixou puto da cara foi ver Flávio e Francine no programa e a cada momento falando no RS, pois eles nem de longe representam o que é ser um gaúcho. Francine mais parecendo uma deficiente mental, sem saber articular duas frases inteligíveis e Flávio falando "tipo assim" a cada 5 palavras e com trejeitos andróginos. Eu te confesso que não conheço esse tipo de coisa no RS. E olha que dei aulas mais de 40 anos na UFSM, em S. Maria, RS. Mas deixa isso prá lá...graças a Deus que acabou pois enquanto tem BBB pra galera se distrair, continuam os roubos e escândalos políticos sem que o povo se dê conta deles.
Gostei muito do teu blog ! Parabéns !
Bj

James Pizarro
www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com
www.professorpizarro.blogspot.com

tássia disse...

James... acabou nada. Só estão dando um descanso. Daqui a pouco bem o BBB 10. Pode aguardar.

E volte sempre aqui no blog! Abraços ;)