2 de fevereiro de 2006

Diretamente de Jequié

por Léo Novaes*

É Hoje!

Dia dois é bom para lembrar da vida, de como é bom fazer valer a pena. É dia dela, da mais bela de todas as rainhas, a deusa do mar, a absoluta Iemanjá. Mãe do elemento água, fundamental para o equilíbrio da Terra, rege o fenômeno de globalização natural mais antigo existente.

Sabe que a água circula por todas as partes do mundo? É como o sangue irrigado pelo nosso corpo, viajando por todos os cantos. Circulando. Alguns podem lembrar do ar que respira. Este é global, mas o fascínio que a água causa vem da sua magnitude, do que é visto e sentido, vem da importância para a vida. Água é preciso. Refresca, acalma, purifica e dá prazer. Precisa experimentar de todas as formas e comprovar.

Neste dia oferto todo respeito à Deusa do Mar. Nunca esqueço. Da água vem o sustento para famílias, é alimentador estratégico da economia e gracioso por suas belezas. É por isso que é em fevereiro, tinha que ser. É pela alegria vinda do povo neste período. Mês do carnaval e do pleno verão. Produto natural da Bahia e do baiano, povo de múltiplas fontes culturais que forma a mais apreciada expressão popular do mundo. Idolatro esse sincretismo.

E mesmo sendo filho de Iansã, sou apaixonado por Dandalunda. Perdoa minha Mãe, aparrei. É hoje, saúdo Iemanjá, ô dô feiaba.

(*) Primo-irmão, amigo. Publicitário. Peça rara, de idéias mirabolantes, e bom de cozinha.

Um comentário:

Giacomo disse...

Oie./
Também estive aqui.
E deixei uma ponte para o meu blog tbém.
Gostei bastante.
Bjs.//