2 de fevereiro de 2006

Diretamente do Rio Grande do Sul

por Rosana Zucolo*

Abaianei de vez. Fiquei "retada" hoje ao ler a matéria do jornal A Tarde sobre a festa de Yemanjá. O menino lá até escreve bem, mas reduzir uma festividade de tamanho significado aos problemas que ela pode gerar é forçar demais.

Queixas, reivindicações de moradores e falta de políticas públicas existem sempre e em quaisquer circunstâncias. Por que elas são potencializadas só nas festas? E logo na celebração de Yemanjá? Olha o jornalismo aí se perdendo no eventual.

Mas levando em consideração as queixas, comecei a imaginar Salvador sem suas festas de largo, sem suas lavagens e festividades populares. Doeu, e trouxe à lembrança a sacada genial do pessoal do Fernando Guerreiro no Vixê Maria, Deus e o Diabo na Bahia.

Salvador sem as manifestações populares e religiosas ficaria reduzida a uma cultura patrimonialista de profundidade muuuito duvidosa. Seria como ver o rei desfilando nu e ninguém com coragem para dizer isso.

2 de fevereiro é feriado oficioso aí na Bahia. Feriado destes é raridade no Brasil e o povo pára... mesmo trabalhando. Faz reverência, ainda que aquela originalidade apontada por Verger esteja cada vez mais interiorizada e menos litorânea; é dia de festa na Península de Humaitá perto da igrejinha de Mont Serrat; na Ribeira lá em Plataforma; na Gameleira, na ilha de Itaparica; no Rio Vermelho que se veste de branco e se dobra ao mar e onde todos viramos filhos peixes da deusa-mãe Yéyé omo ejá. E com certeza em muitos outros lugares que eu desconheço.

Ora gente. Paciência aí, moradores. E se fosse como antigamente quando a festa durava 15 dias

Axé aqui do exílio!

(*) Jornalista, carinhosamente chamada de "Prozinha" por mim, Bito e Denis. Tem sangue gaúcho, alma baiana. Ser humano da melhor qualidade. Generosa e muito querida. Morre de saudade da Bahia.

3 comentários:

Fábio Bito Caraciolo disse...

E A GENTE MORRE DE SAUDADE DELA, TASSINHAAAAAAAAA!

Uma pena que eu nao vou estar ai no dia 2 pra fazer a festa no Rio Vermelho... mas dar meus pulos aqui em São Paulo pra ver um braço de mar e fazer minha oração!

AXE! SAUDADE!!!

tássia disse...

U-huuuuuuuu!!! Viva a internet. Olha nós três mais uma vez reunidos!!! Salvador, São Paulo, Santa Maria. Ê pessoas globais... saudade de ambos os dois (ignorando a gramática, só pra reforçar o afeto!)

Anônimo disse...

Simplesmente maravilhoso!!
Só dá uma pontinha de tristeza ver a preocupação de uma sulista enquanto que a baianada aqui nada faz...
Parabéns!