25 de junho de 2007

Carminha disse...

TOC...TOC...TOC ...TEM ALGUÉM AÍ?
Fia, tô preocupada!
Tu não entende nada de cachorro, teu labrador não foi treinado [é cão pra acompanhante de cego e de gente idosa, pra vc ter uma idéia ...] e tu não escreveu nem sábado nem domingo ... CADÊ TU?
Vou telefonar pro periódico!
Em tempo: tu devia ter levado ele pra surfar ... labrador é louco por água e exímio nadador

Respondo...

Carminha, querida, vou tentar te acalmar. Realmente, eu não entendo nada de cachorro. Só sei que na última novela das 8, tinha uma fotógrafa de casamentos - a Isabel, lembra? Aquela que era apaixonada por aquele ator do nariz torto - que morava num sobradinho lindo, ela e um cão labrador amarelo. Nos fins de semana, eles corriam na lagoa Rodrigo de Freitas. Perfeita companhia, sucesso. Sei também que o labrador é o cão farejador predileto da polícia. Em março, após dez anos em busca de papelotes de cocaína, o Dinho se aposentou. E tem uma fêmea, que os traficantes estão doidos pra matar, porque o faro dela é danado de bom. Fora isso, Seo Ari tem dois, sabia? Bóris (tb!) e Faruk. São lindos, grandalhões. Mas lá no Principado tem área verde, jardim e várias árvores pros dois se esbaldar. E são dois, né? Um faz companhia pro outro. Deve ser um porre ser cachorro único. Ah! Tem piscina também, mas não sei se pode tomar banho assim toda hora não. Acho que seo Ari impõe disciplina. Faruk é meio doido, parece que deu trabalho pra quietar. E Bóris meu, coitado, relatei os ematomas feitos no meu braço e perna pro veterinário e ele suspeita que o cachorro esteja estressado com o sumiço do dono. Pior: ele tem ficado muito tempo sozinho, passo o dia no trabalho, só chego de noite pra levá-lo pra passear, e se tem uma coisa que labrador DETESTA é ficar sozinho. O lugar não precisa nem ser amplo - por isso são guias de cego. Cego geralmente mora em apê pequeno - mas é fundamental ter companhia. E a minha presença ele só tem à noite. É isso. Tô aqui já imaginando como vai ser quando chegar em casa. Tanto pulo, patada, mordida... um misto de alegria com ansiedade e várias doses euforia. Eu toda dolorida, fico triste só em pensar. Meu pai sempre o leva à praia, ele adora, nada bastante, mas tem medo das ondas, fica na beira. Esses dias não tenho como levá-lo, estou sem carro, e de busu não rola. Ele gosta também de água de coco, bebe uns dois quando vai à praia. Cenoura é uma das poucas coisas que o deixa parado, fica entretido não bole com ninguém. Pena que acaba rápido. Ah! O treinamento... ele foi adestrado, Carminha, aos quatro meses, pra fazer as coisas no lugar certo e obedecer alguns comandos como: pare! quieto! junto! Só que só meu pai e a guria participaram do treinamento. Ele não me obedece. Quando completar oito meses, passará por outro adestramento. Ainda tenho esperança que ele seja um cão educado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tassinha,

Ó, você mesmo vê como são diferentes os temperamentos dos meus 2 labradores. O Bóris (o chocolate) é um verdadeiro lord, sabe conviver bem com os humanos, enfim, é cheio de dignidade canina.

Já Farukão (o negão), é aquela porra louca que você conhece. Um plebeu de marca maior. Eles são da mesma ninhada. Irmãos de pai preto e mãe chocolate.

Note que os labradores pretos, raramente são guias de cego, por serem mais inquietos.

De toda forma, é ponto pacífico, em qualquer situação, que o cão precisa saber que o humano é mais forte que ele. Ele necessita disso. É o instinto de matilha. As mulheres, via de regra, têm mais dificuldade em se impor com os cachorros (até mesmo, e principalmente, os cachorros humanos rs). Começa pelo timbre de voz, que não impõe muito respeito.

Agora, se não quiser virar refém do seu cachorro - e lembre que ele ainda cresce bastante -, você vai ter que falar grosso com ele. Pegá-lo forte no pelo de sobre o pescoço enquanto briga com ele (a mãe faz assim). Mas pegar com força e dar esporro mesmo. Fazer ele ficar acabrunhado. O labrador, se bem, admoestado, morre de vergonha das merdas que fez.
Mas não pode ser ai, ui, pare, e coisa e tal. É jogar duro. Enfrentar o olhar dele, até ele desviar.
No mais, um bom adestrador é fundamental.
Você já leu "Marley e eu"? Eu tenho, se quiser emprestado.

tássia disse...

POis é, todo mundo diz que o preto é meio louco. Dito e certo. Tô lascada... mas hoje Bóris tá um gentleman. Dei um sabão segunrando pelo pescoço e ele realmente fez cara de envergonhado. Nem subiu, tá aqui assistindo o jogo do Brasil comigo, quietinho...