11 de julho de 2007

Cinema na Bahia tem futuro?

III Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, no TCA. Começou segunda, termina sábado, mas só passei por lá hoje. Não por falta de vontade. Pelo contrário. Questão é que o trampo insano deixa o tempo escasso. Estive na mesa de Imagem e Mídia Digital, minha área de interesse. Acho que tô meio saturada [ou seria surtada?], não vi nada realmente interessante. Apenas uma queda de braço insossa sobre película ou digital. O que importa? Câmera na mão? Não. Com o barateamento das parafernálias tecnológicas, qualquer um se torna um videomaker. Quero saber por onde andam as boas histórias, independente do suporte. Essas me parecem cada dia mais raras. Idéias inovadoras, argumento bem pensado, projeto convincente, formato sedutor, algo que nem de longe me lembre uma 51. Queria mesmo ter visto ontem o barraco de Setaro e Navarro sobre cinema baiano. Às 20h, lá no Instituto Cerantes, na Ladeira da Barra, rolou um bate-papo com Guillermo Arriarga, o mexicano roteirista de Babel, 21 Gramas e Amores Brutos [geniais, diga-se de passagem]. Xi, mas a coisa não foi bem planejada. Escolheram uma sala pequena para um público que correspondia ao dobro das cadeiras disponíveis. Fila pra entrar, e, lá dentro, restou apenas o chão para sentar. Abortei. Quer dizer, abortamos. Melhor uma cerveja no bar de três letras e dois donos. Cerveja para refrescar quatro goelas ávidas por mudança. Em breve vamos viajar. Temos destino, roteiro e uma câmera na mão. Idéias a milhão. Resta a história, essa ainda está por contar. Leia um pouco sobre o seminário no Memorioso On Line, de Vítor Rocha e Ricardo Sangiovanni.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ja tinha tempo que eu nao passava aqui no seu blog. Costumo evitar... Mas hoje te vi na rua, de manha cedo, cheia de beleza condicao que sempre lhe é peculiar. Voce ta diferente, tem algo diferente em voce. Acho que voce ta mais mulher, mais seria, mais madura, quer dizer, madura voce sempre foi, ar de adulta nates dos 20, uma trapalhada no coracao de menina.

Dorotéia Sant'Anna disse...

Tassinha, aqui o Santa Maria Video Cinema está bombando apesar do frio. Entramos com 3 documentários (bem bons) feito em aula e uma ficção.
O cineclubismo está forçando a área. Dá uma espiada aqui: http://www.smvc.org.br/
bj

tássia disse...

Anônimo, esse tipo de comentário merece, no mínimo, uma apresentação.

Dó: eu queria tá ai participando. Vi que rolou direção de fotografia, hummmm, deu água na boca!

melina disse...

Tassinha
Cinema é uma arte desgraçada, nem toda história é boa, se é que assim podemos dizer. O povo se acostuma com o "senso comum" e aprova qualquer coisa que não foge dele. Nessas horas a gente vê que existe mesmo mais entretenimento do que arte.
Ah... o Cinema Novo... que morreu e se acabou... e ainda não ressucitou, é que a "máquina" nos engoliu e não vomitou.
bjs amiga